Subscribe:

Ads 468x60px

11 junho 2012

DIA DE PORTUGAL


MATÉRIA DA FESTA PASSADA 2010 . AGUARDAMOS AGORA A DO DIA 17/05/2012

Festa de Portugal alegra domingo na Praça Mauá

As comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas transformaram a Praça Mauá, no Centro Histórico, em uma legítima aldeia lusitana. A alegria da música e das danças típicas e o sabor da culinária atraíram ao longo do dia cerca de 3 mil pessoas ao evento, entre imigrantes, descendentes das novas e antigas gerações e o público em geral. Diante do sucesso, o prefeito João Paulo Tavares Papa anunciou durante a festa que o evento entrará para o calendário oficial da cidade.
"Santos é uma das cidades com maior influência portuguesa no Brasil, seja na cultura, na arquitetura e até nos bondes da linha turística. Os portugueses ajudaram no desenvolvimento desta cidade, com a força do seu trabalho, especialmente no comércio e na construção civil. Esta festa se consagrará como um evento santista e um marco para as gerações de portugueses da região", disse o prefeito, que recebeu placa de homenagem.
A cerimônia de abertura contou com a presença de várias autoridades da comunidade lusa, como o cônsul honorário de Portugal em Santos, Armênio Mendes; Alberto Barreiro, conde de Tebilhão (Portugal); Juliana Lopes, do Conselho das Comunidades Portuguesas, além de apoiadores e patrocinadores e os alunos da Escola Portuguesa de Santos. Idealizador do evento, o comerciante José Paiva adiantou que no próximo ano as comemorações devem ocorrer durante três dias.

Trajes e Cores

O verde e o vermelho, cores oficiais de Portugal, estavam presentes nos bondes, balões de gás, nos lenços e nas roupas dos participantes e do público. Um dos desta ques foi a pequena Laura Vedor, de um ano e meio, vestida como uma verdadeira dançarina portuguesa. Ela é neta e sobrinha de dançarinos de ranchos folclóricos. "É a primeira vez que ela usa o traje, e ficou muito à vontade".
Elizabeth Domingos da Costa, neta de portugueses de Vedras, estava emocionada. "Fui criada nesta cultura. É muito bom estar nesta festa e matar as saudades". Do grupo folclórico de Praia Grande, Claudia Pereira de Almeida se apresentou no palco com o marido Cleiton e a filha Sofia, de 7 anos. "Gostamos de manter a tradição e de ensinar a cultura portuguesa à nossa filha".
A programação incluiu música, danças e culinária típicas, exposição de artes plásticas, fotografias e artesanato. Participaram o Grupo Filhos da Tradição, Rancho Folclórico da Casa de Portugal (Praia Grande), Rancho Folclórico Veteranos Amigos do Folclore, Rancho Folclórico Vasco da Gama, Cléia & Cleide, Rancho Folclórico Verde Gaio, Ra ncho Folclórico Tricanas de Coimbra, Rancho Folclórico da Portuguesa Santista, Rancho Folclórico Típico Madeirense, Música Instrumental, Marli Gonçalves e Sociedade de Poetas Vivos.

A renda obtida com a venda das peças expostas será destinada à Escola Portuguesa, que atende crianças carentes. Também foram coletadas roupas para a Campanha Metropolitana do Agasalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar,
Volte sempre.

Veja também:

Related Posts with Thumbnails