Subscribe:

Ads 468x60px

11 junho 2012

DIA DA MARINHA BRASILEIRA E NAVIO VELEIRO CISNE BRANCO

Dia 11/05 comemora-se o Dia da Marinha Brasileira, uma das três forças armadas do país. A Marinha exerce um papel de extrema importância para a nação brasileira, uma vez que é responsável pela condução das operações navais em nossas águas. Essa importância é ainda maior se considerarmos o fato do Brasil possuir mais de 8.500 km de fronteira marítima, o que valoriza ainda mais o trabalho e a dedicação destes profissionais a serviço da pátria.

































A missão da Marinha, segundo suas próprias palavras, é "Preparar e empregar o Poder Naval, a fim de contribuir para a defesa da Pátria (...)”. O primeiro passo para a criação da Marinha Brasileira foi dado em 1736, por João V de Portugal, que ordenou a fundação da Secretaria de Estado dos Negócios da Marinha. O órgão em si nasceu em 10 de junho de 1999 com sua subordinação ao Ministério da Defesa e a extinção do antigo Ministério da Marinha.

Atualmente, a Marinha Brasileira é a maior marinha da América Latina.

         CISNE BRANCO

Navio-Veleiro “Cisne Branco”
  
Propósito
Foi construído com o propósito de representar a Marinha do Brasil em grandes eventos náuticos, tanto  nacionais  quanto internacionais, fomentar a mentalidade marítima em nossa sociedade cultuar as tradições navais e contribuir  para a formação marinheira do pessoal da Marinha do Brasil
Nome
O nome do navio vem de um verso da música “Cisne Branco”, abaixo descrito, hino da Marinha do Brasil, sendo chamada de “Canção do Marinheiro”. Vale a pena citar que a palavra Cisne, na simbologia heráldica, significa feliz travessia e bom augúrio. O NVe “Cisne Branco” é o terceiro navio da Marinha do Brasil a ostentar esse nome. 
O primeiro foi um veleiro de 79 pés de comprimento, construído em madeira; possuía dois mastros e era tripulado com 20 homens; realizou apenas uma viagem de instrução com GuardasMarinha, no ano de 1979. O segundo navio a ostentar o nome, foi um veleiro de 83 pés de comprimento, com mastro e casco construídos em alumínio. Este veleiro substituiu o  primeiro e realizou viagens de instrução com Guardas-marinha, nos anos de 1980 à 1986, quando passou à Escola Naval, para servir como veleiro de instrução, até o seu descomissionamento  no ano seguinte.
Construção
Similar a uma réplica das galeras do século XIX, com silhueta inspirada aos Clippers, o Cisne Branco foi construído pelo estaleiro holandês Damen, lançado ao mar pela primeira vez em 4 de agosto de 1999, na cidade de Amsterdã, na Holanda.    
Foi incorporado à Marinha do Brasil, às margens do Rio Tejo, em Portugal, na cerimônia oficial de largada da Regata Internacional Comemorativa aos 500 Anos do Descobrimento do Brasil. Este fato ocorreu em 9 de março de 2000, exatamente no mesmo dia e local em que Pedro Álvares Cabral partira com sua esquadra para aportar na Terra Brasilis, a 22 de abril de 1500. 
Características
Comprimento total: 76,00m
Boca (largura): 10,50m
Calado: 4,80m
Deslocamento: 1038 ton
Altura do mastro grande: 46,40m
Armação: Galera
Área Vélica (máxima): 2195 m²
Velas Redondas: 15
Velas Latinas: 10
Velas Auxiliares: 6
Vela de mau tempo: 1
Velocidade máxima a vela: 17,5 nós (milhas/hora)
Propulsão Auxiliar: 1 motor Dísiel 1001 hp a 1800 rpm
Velocidade máxima a motor: 11 nós (milhas/hora)
Comandante: Capitão-de-Mar-e-Guerra
Oficialidade: 9
Guarnição: 41
Tripulantes em treinamento: 31


FOTOS: http://www.panoramio.com/photo/73578997

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar,
Volte sempre.

Veja também:

Related Posts with Thumbnails