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13 agosto 2014

Companhias adaptam navios para necessidades especiais


Para atender passageiros com necessidades especiais, algumas companhias de cruzeiros oferecem uma série de serviços em seus navios. Estes serviços e adaptações vão desde o mais simples, como corredores amplos para cadeirantes, até cardápios em braile e intérpretes de linguagem de sinais.
Na Royal Caribbean International, todos os navios têm corredores que permitem giros de 180º com cadeiras de rodas e a maioria dos decks podem ser acessados através de portas automáticas. Todos os ambientes públicos têm entradas com rampas inclinadas. No embarque e desembarque, a assistência para cadeirantes é gratuita. O hóspede pode levar a bordo sua própria cadeira ou scooter, ou alugar uma. Outros serviços incluem embarque prévio, traslados em ônibus e vans com elevador ou rampa e elevadores para uma piscina. Há inclusive mesas de blackjack adaptadas no cassino.

Para deficientes visuais a Royal Caribbean oferece tanto nas cabines quanto nas áreas de refeições e demais setores públicos informações em braile. Quando não há esta opção, a tripulação está disponível para auxiliar. Os cardápios e o programa diário possuem versão em braile ou em letras grandes, sinalização tátil também está em braile, além de dispositivos de áudio. Para quem precisa, cães-guia são permitidos a bordo.
Para deficiência auditiva e surdez, também há serviços. São fornecidos kits portáteis e sistemas de auxílio auditivo, além de interpretes de linguagem de sinais. É necessário solicitar esses kits, que incluem alerta visual-tátil para batidas na porta, toque de telefone, despertador e detector de fumaça. As cabines e áreas públicas possuem telefones amplificados. Nos navios das classes Voyager, Freedom e Oasis há sistema de auxílio auditivo no Studio B e em toda a frota no palco principal. As televisões possuem legenda codificada.

Se solicitado, o serviço de intérpretes de linguagem de sinais será providenciado para os hóspedes que o usam como principal meio de comunicação. Os principais espetáculos a bordo possuem o serviço. É necessário solicitar o intérprete na Central de Atendimento na época da reserva, mas não antes de 60 dias da data de embarque. O serviço depende de disponibilidade.
Nos navios da MSC Cruzeiros há uma equipe voltada para passageiros com necessidades especiais. Toda a frota da companhia é adaptada, e os navios possuem cabines especiais para tornar mais confortável a estadia. Nelas, a altura dos interruptores de luz é diferenciada, cartões-chave, controles de ar condicionado e cofres privativos também têm seu acesso facilitado. No MSC Fantasia até os cabideiros foram posicionados de forma mais adequada. 

Em quase todos os navios as placas e quadros de avisos dos elevadores, áreas públicas, cabines e corredores estão em braile. Sistemas de áudio com indicação de andares, além de kits de socorro com aparelhos auditivos estão disponíveis para deficientes auditivos. Esses hóspedes são avisados quando o alarme do relógio e a campainha da porta soam, ou em caso de alarme de incêndio e evacuação, através de luzes e vibrações.

 A MSC também disponibiliza amplificadores individuais sem fio para áreas públicas, sistema digital nos teatros e painéis de indução magnética na recepção, no balcão de informações e no escritório de excursões terrestres de cada navio.
A companhia usa o US Americans with Disabilities Act, decreto norte americano sobre o conjunto de normas de acessibilidade em seus navios. Os decks são planos e nos pontos de alturas diferentes existem rampas de acesso, além de elevadores distribuídos em todos os navios. As portas e corredores mais amplos foram projetados para atender cadeirantes, além de banheiros especialmente adaptados, com assentos mais baixos, barra de apoio e lavatórios também mais baixos. A companhia pede que os hóspedes informem aos agentes de viagem sobre suas necessidades para que a equipe já esteja preparada quando ele embarcar.

Na Costa Cruzeiros, os cadeirantes devem informar no ato da reserva de vaga suas necessidades. A empresa pede que todos levem suas próprias cadeiras de rodas, pois nos navios há um número limitado delas e que são usadas em emergências. Também é necessário que os passageiros com necessidades especiais viagem com um acompanhante. As cabines da Costa são todas adaptadas e o embarque e desembarque é feito por elevador exclusivo. Para os passageiros com deficiência visual, a Costa permite o cão-guia.

A Ibero Cruzeiros oferecia cabines adaptadas para pessoas portadoras de necessidades especiais, que devem informar sua necessidade no ato da compra do pacote. Dessa forma, tudo será reservado de acordo com o passageiro. Nos teatros dos navios também existem lugares reservados.

fonte : www.terra.com.br

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