Para
atender passageiros com necessidades especiais, algumas companhias de cruzeiros
oferecem uma série de serviços em seus navios. Estes serviços e adaptações vão
desde o mais simples, como corredores amplos para cadeirantes, até cardápios em
braile e intérpretes de linguagem de sinais.
Na Royal Caribbean International, todos os navios têm corredores
que permitem giros de 180º com cadeiras de rodas e a maioria dos decks podem
ser acessados através de portas automáticas. Todos os ambientes públicos têm
entradas com rampas inclinadas. No embarque e desembarque, a assistência para
cadeirantes é gratuita. O hóspede pode levar a bordo sua própria cadeira ou
scooter, ou alugar uma. Outros serviços incluem embarque prévio, traslados em
ônibus e vans com elevador ou rampa e elevadores para uma piscina. Há inclusive
mesas de blackjack adaptadas no cassino.
Para deficientes visuais a Royal Caribbean oferece tanto nas
cabines quanto nas áreas de refeições e demais setores públicos informações em
braile. Quando não há esta opção, a tripulação está disponível para auxiliar.
Os cardápios e o programa diário possuem versão em braile ou em letras grandes,
sinalização tátil também está em braile, além de dispositivos de áudio. Para
quem precisa, cães-guia são permitidos a bordo.
Para deficiência auditiva e surdez, também há serviços. São
fornecidos kits portáteis e sistemas de auxílio auditivo, além de interpretes
de linguagem de sinais. É necessário solicitar esses kits, que incluem alerta
visual-tátil para batidas na porta, toque de telefone, despertador e detector
de fumaça. As cabines e áreas públicas possuem telefones amplificados. Nos
navios das classes Voyager, Freedom e Oasis há sistema de auxílio auditivo no
Studio B e em toda a frota no palco principal. As televisões possuem legenda
codificada.
Se solicitado, o serviço de intérpretes de linguagem de sinais
será providenciado para os hóspedes que o usam como principal meio de
comunicação. Os principais espetáculos a bordo possuem o serviço. É necessário
solicitar o intérprete na Central de Atendimento na época da reserva, mas não
antes de 60 dias da data de embarque. O serviço depende de disponibilidade.
Nos
navios da MSC Cruzeiros há uma equipe voltada para passageiros com necessidades
especiais. Toda a frota da companhia é adaptada, e os navios possuem cabines
especiais para tornar mais confortável a estadia. Nelas, a altura dos
interruptores de luz é diferenciada, cartões-chave, controles de ar
condicionado e cofres privativos também têm seu acesso facilitado. No MSC
Fantasia até os cabideiros foram posicionados de forma mais adequada.
Em quase todos os navios as placas e quadros de avisos dos
elevadores, áreas públicas, cabines e corredores estão em braile. Sistemas de
áudio com indicação de andares, além de kits de socorro com aparelhos auditivos
estão disponíveis para deficientes auditivos. Esses hóspedes são avisados
quando o alarme do relógio e a campainha da porta soam, ou em caso de alarme de
incêndio e evacuação, através de luzes e vibrações.
A MSC também disponibiliza
amplificadores individuais sem fio para áreas públicas, sistema digital nos
teatros e painéis de indução magnética na recepção, no balcão de informações e
no escritório de excursões terrestres de cada navio.
A companhia usa o US Americans with Disabilities Act, decreto
norte americano sobre o conjunto de normas de acessibilidade em seus navios. Os
decks são planos e nos pontos de alturas diferentes existem rampas de acesso,
além de elevadores distribuídos em todos os navios. As portas e corredores mais
amplos foram projetados para atender cadeirantes, além de banheiros
especialmente adaptados, com assentos mais baixos, barra de apoio e lavatórios
também mais baixos. A companhia pede que os hóspedes informem aos agentes de
viagem sobre suas necessidades para que a equipe já esteja preparada quando ele
embarcar.
Na Costa Cruzeiros, os cadeirantes devem informar no ato da
reserva de vaga suas necessidades. A empresa pede que todos levem suas próprias
cadeiras de rodas, pois nos navios há um número limitado delas e que são usadas
em emergências. Também é necessário que os passageiros com necessidades
especiais viagem com um acompanhante. As cabines da Costa são todas adaptadas e
o embarque e desembarque é feito por elevador exclusivo. Para os passageiros
com deficiência visual, a Costa permite o cão-guia.
A Ibero Cruzeiros oferecia cabines adaptadas para pessoas
portadoras de necessidades especiais, que devem informar sua necessidade no ato
da compra do pacote. Dessa forma, tudo será reservado de acordo com o
passageiro. Nos teatros dos navios também existem lugares reservados.
fonte : www.terra.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar,
Volte sempre.