Há menos de um mês, o setor de Cruzeiros Marítimos foi procurado pelo Ministério do Turismo, que estava interessado em dispor de navios de cruzeiros para atender a demanda de leitos durante a Rio+20, evento sobre desenvolvimento sustentável que acontece em junho deste ano. Infelizmente, as principais companhias que operam no Brasil não puderam atender a esta demanda – simplesmente porque não há tempo hábil para isso.
Uma pena, pois sabemos que essa quantidade adicional de leitos poderá fazer falta, já que a hotelaria local está quebrando a cabeça, junto com o governo, para providenciar acomodação para as delegações dos 193 países convidados, além de empresas, ONGs e imprensa. Alguns navios chegam a oferecer cerca de 4 mil leitos e sem dúvida contribuiriam para o sucesso deste importante evento global.
No entanto, devo lembrar que a programação das companhias de cruzeiros é complexa e feita com bastante antecedência. Para se ter uma ideia, as temporadas são programadas até dois anos antes de acontecerem. Existe um planejamento de escalas nos portos do mundo todo, por exemplo, que pede esta antecipação. Por isso da dificuldade em retirar um navio do seu roteiro no hemisfério norte e atender um evento que vai acontecer daqui a dois meses. É um procedimento logístico e comercial de difícil arranjo.
Tenho acompanhado as dificuldades e aproveito para alertar às autoridades que, para termos navios como opção de hospedagem na Copa 2014 e nas Olimpíadas, a hora de conversar e programar é agora. As armadoras instaladas no Brasil estão dispostas a envidar esforços junto às autoridades responsáveis para que esses grandes eventos tenham uma organização ímpar.
CREDITO: RICARDO AMARAL
- http://blog.panrotas.com.br/navegando/index.php/2012/04/10/navios-na-copa-a-hora-e-agora/
FOTO: DIA PLENO TURISMO - TIRADA EM SANTOS
FOTO: DIA PLENO TURISMO - TIRADA EM SANTOS
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