Subscribe:

Ads 468x60px

22 abril 2016

Gruta da Imprensa - Ciclovia rio de Janeiro


A Gruta da Imprensa, apelidada assim graças as corridas do Trampolim do Diabo, é uma das obras viárias realizadas quando da visita do Rei Alberto da Bélgica em 1920. A Niemeyer foi alargada e retificada em vários trechos, ganhando mirantes, larguinhos ajardinados (http://www.rioquepassou.com.br/2006/12/04/av-niemeyer-obras-de-melhoria-1920/ ) , muretas de proteção e sem dúvida a de maior vulto, o viaduto que  retificava uma curva sob uma antiga reentrância no costão do Morro Dois Irmãos, tendo sido batizado como Viaduto Rei Alberto, nome hoje praticamente esquecido.
Os mirantes construídos na via logo atraíram a nova burguesia motorizada da cidade para a realização de pic-nics na deserta e aprazível via, a aproveitando esse potencial a Adm. Alaor Prata (1922-1926) urbanizou a área aos pés do viaduto, criando um novo mirante que rapidamente entrou na moda, pic-nics em seus terraços foram muito comuns até o fim dos anos 40, quando esse tipo de evento começou a sair de moda.

O local começou a ficar esquecido e ser frequentado mais por pescadores do que veranistas e seus quitutes, de turismo apenas rápidas passagens para fotografias. O crime de homicídio quevitimou o jogador do tricolor Ari Hercílio, esfaqueado da gruta quando pescava nos anos 50. E nos anos 50 a fama dada a Niemeyer de ser o caminho para o pecado ajudou a esvaziar ainda mais o local.
fonte: http://www.rioquepassou.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar,
Volte sempre.

Veja também:

Related Posts with Thumbnails