Subscribe:

Ads 468x60px

06 fevereiro 2011

PORTO DE SANTOS - CONCAIS -Obra ampliará recepção de cruzeiros





O Porto de Santos aumentará em 40% sua Capacidade de recepção de turistas com o alinhamento do cais e o alargamento da retroárea do Terminal de passageiros Giusfredo Santini, no Armazém 25. A expansão possibilitará ao complexo santista receber 58.800 pessoas por dia.

O projeto foi feito pela Concais, administradora da instalação, mas será bancado pelo Governo Federal, por meio do chamado PAC Copa – versão do Programa de Aceleração do Crescimento específica para obras de infraestrutura visando ao maior torneio de futebol do planeta. Os recursos somam R$ 700 milhões. Para Santos, especificamente, estão reservados R$120 milhões.

O plano é estender o cais dos atuais 630 metros para 1.323 metros lineares, abarcando o Cais da Marinha, entre os armazéns 27 e 29, em frente à sede da Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP). Se hoje é possível a atracação simultânea de três transatlânticos, o alinhamento facultará que até seis embarcações acostem em frente ao terminal.

O ganho comercial é grande. Para receber mais de três navios, atualmente, o Porto recorre aos cais de outros terminais, até porque embarcações de passageiros e militares têm preferência de atracação em relação a cargueiros. Com isso, apesar do esforço da Codesp para utilizar pouco esses espaços, deixa-se de movimentar mercadorias enquanto os transatlânticos estão em Santos.
A previsão da Concais é que, coma intervenção, o Porto ofereça 15.400 leitos flutuantes. Desta forma, complementa-se a estrutura hoteleira da região durante a Copa, deficitária frente à demanda que se espera para o período do evento. Oprojeto foi finalizado e entregue à Codesp, que precisa repassá-lo à Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP). Caberá à pasta, hoje chefiada pelo ministro José Leônidas Cristino (PSB), encaminhá-lo para a Casa Civil, gestora dos projetos do PAC.A presidente Dilma Rousseff confiou a Cristino um orçamento de R$ 1 bilhão para os portos brasileiros apenas para este ano. Com base nisso, em visita ao Porto, na última quarta-feira, ele garantiu o investimento. “Visitamos uma parte dessa estrutura que vamos modernizar. Sem dúvida nenhuma, vamos trabalhar para dar velocidade necessária para que o Porto de Santos se prepare também para a Copa”, declarou.AlargamentoNão basta alinhar o cais do Terminal de Passageiros, hoje em curva, para receber mais navios.Será preciso alargá-lo também. É necessária uma retroárea (espaço físico entre o cais e a avenida) mínima para dar conforto aos turistas que passam pelo Porto.A situação atual é a seguinte: do armazém 25 ao 27, há 32 metros de retroárea. E do 27 até o 29, ela simplesmente não existe. Com a ampliação, o Porto terá, entre os armazéns 25 e 27, 50 metros de retroárea e no restante, 22 metros.Uma das possibilidades que se abre, com o alargamento deste espaço, é de movimentação não apenas de passageiros, mas também de cargas. Segundo o presidente da Concais, César Floriano, isto ainda é somente uma ideia, mas que, se vingar, permitirá o uso de berços que ficam ociosos por seis meses, enquanto não há escalas de transatlânticos.
Samuel Rodrigues - A TRIBUNA- SANTOS



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar,
Volte sempre.

Veja também:

Related Posts with Thumbnails